Review e montagem de kit: Airfix Jet Provost – 1:72

Texto: Mairton Melo
Montagem: Leonardo Lott

Pequeno, ágil, fácil de voar e bonito de se ver. A Hunting Percival esteve as voltas com esse avião durante muito tempo; inicialmente sua estrutura fora projetado como uma modificação do avião P.56 Provost (movido a hélice) para uma versão a jato. Seu objetivo era atender a uma requisição da RAF por uma aeronave de treinamento que além de barata de se comprar, fosse igualmente barata e simples de se manter.

Em 1955 uma protótipo ganhava os céus, no ano seguinte o projeto foi refinado e finalmente em 1957 a Hunting recebia seu primeiro pedido firme para algumas dezenas de Jet Provost.

O Jet Provost demonstrou ser um avião extremamente confiável e versátil, atendendo com perfeição e por muito tempo as necessidades da RAF e de muitas outras forças aéreas do mundo às atividades de treinamento de novos pilotos.

Esse modelo da Airfix é mais um daqueles kits que vem em caixas minúsculas porém com ótimo conteúdo! Apesar tanto do avião original quanto do kit serem pequenos, a qualidade do modelo impressiona e arte dele possibilita criar uma montagem que facilmente se destaca ao lado de kits maiores. Ou seja, temos aqui um pequeno e imponente avião.

ToyHobby - Jet Provost (33)

Em uma análise geral, o kit se apresenta em baixo relevo com interior sem detalhamento em alto relevo porém apresentando o painel em decal. Os assentos são “ok”, e caprichando no interior e na pintura da fuselagem tem tudo pra dar certo. A montagem desse modelo é simples e livre de segredos e segue a receita interior > fuselagem > asas > pintura > trem de pouso e decais.

O interior recebeu um certo capricho e um pouco de peso foi adicionado ao bico do avião para que ele se mantivesse devidamente sentado (e não empinasse rsrs):

Colando as asas meio que o kit já fica praticamente pronto, exigindo apenas alguns pequenos acertos nas emendas:

A pintura escolhida foi a alumínio que adornava a grande maioria dos Jet Provosts em operação. Para garantir não só uma cobertura perfeita como também bem encorpada, Leonardo pintou o modelo primeiro de preto e depois de prata. Isso fez com que a pintura aderisse bem ao plástico do kit e enalteceu o brilho da pintura final:

Feito isso, a pintura seguiu para a decoração laranja (que servia tanto para identificar facilmente o avião em voo como também para deixa-lo mais bonito e simpático).

Feito alguns detalhamentos a mais como na saída do jato, Leonardo escureceu levemente as linhas do avião com grafite, de modo a destacar os detalhes do kit sem com isso tirar o charme da pintura prata/laranja do kit. Após, o trabalho foi dedicado a colagem de decais:

Com os decais colados o kit recebeu uma camada de cera liquida inglesa, que serviu não só para esconder as poucas linhas deixadas pela pintura com pincel como também para normalizar todo o brilho da pintura, deixando-a uniforme e protegida. O resultado final vocês conferem abaixo:

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