Review e montagem de kit: Hobby Boss F-5 Tiger II – 1:72

Texto:Mairton Melo.
Montagem: Leonardo Lott

O Northrop F-5 foi um avião projetado para os aliados americanos que em todo mundo precisavam de um vetor eficiente, barato e que, principalmente, pudesse passar pela liberação do Congresso Americano para exportação.

Leve, compacto, pequeno e extremamente ágil, o F-5 ainda equipa dezenas de forças aéreas pelo mundo e está presente no Brasil desde a década de 70, voando ainda hoje em sua versão modernizada F-5M, que diga-se de passagem, quando em combate junto com uma plataforma de alerta-radar como o Embraer R99 se torna imbatível e extremamente letal, fazendo frente virtualmente a qualquer ameaça (exceto os F-22 da vida… esses são phoda, não tem jeito).

Reproduzido em várias escalas e por praticamente todos os fabricantes, o F-5 é figurinha marcada e mais que necesária em qualquer coleção. O kit deste review é da Hobby Boss que fez um ótimo trabalho na reprodução do avião F-5 Tiger II na escala 1/72. É um kit em baixo relevo, com vários acessórios (armas e sonda de reabastecimento aereo), decais para até quatro forças armadas inclusive para a FAB (sim! Faz Brasil hehehe). Abaixo, visão geral:

Como de praxe, a montagem começa pelo cockpit, que inclusive é presenteado por um decal para o painel porém… o painel está em alto relevo o que atrapalha um pouco a utilização do adesivo; portanto é bem mais interessante pintar a peça e aplicar os efeitos de cores nos instrumentos. Os assentos não possuem detalhamento, mas isso é coisa fácil de resolver com algumas tiras de papelão pintados simulando os cintos de segurança.

Feito os incrementos, a montagem seguiu fluída com a colagem das asas, profundores e leme. Nessa montagem especificamente, Leonardo quis fazer o F-5 da FAB de matrícula 4857 e aqui vale uma nota: os dois primeiros F-5 fabricados pela Northrop vieram parar no Brasil, um deles com a matrícula FAB-4856 que foi o primeiro a sair da fábrica, e o outro o FAB-4857 que foi o segundo fabricado. Para essa montagem, Leonardo utilizou decais FCM que continha justamente a matrícula do FAB-4857!!! Mas antes de chegar nos decais, a pintura escolhida foi a cinza claro, utilizada à medida que os aviões iam passando pelas revisões mais completas.

Feito a pintura principal, o trabalho passou a ser feito nos armamentos e trens de pouso, deixando o avião praticamente pronto:

Acessórios prontos e colados, basicamente foi só aplicar os decais e… pronto! Kit concluído!!! Confiram o resultado:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s