Review e montagem de kit: Airfix Shorts Tucano – 1:72

O Embraer 312 Tucano é, de longe, um dos melhores turboélices do mundo e motivo de muito orgulho para os brasileiros. Exportado para diversos países, equipa forças aéreas de todos os níveis atuando na formação de pilotos e até mesmo em missões de patrulha ou ataque.

Nos anos 1980, a Royal Air Force havia lançado um requerimento de propostas para um novo avião que substituíria o Jet Provost. Para atender esse requerimento, a Shorts Brother, empresa britânica, entrou em contato com a Embraer para analisar não só o promissor projeto da Embraer com o Tucano, como também para propor uma negociação de cessão do projeto para criação de um avião baseado no Tucano, porém com algumas modificações de modo a atender os requisitos da RAF. Com isso, logo depois em 1986 nascia o Shorts Tucano.

O kit em questão é produzido pela Airfix, lançado no mercado em 1990. Veio para preencher uma lacuna desse avião que até então não tinha uma grande empresa que fabricasse um kit dele. O kit desse review é um rebox em série limitada de apenas 2000 unidades, que conta com um jogo de decais espetacular lançado em 2014.

Toy Hobby - Shorts Tucano (1)

Montado por Leonardo Lott, o kit tem lá seus prós e contras. Conta a favor a folha de decais impressionante, que faz referência a pintura comemorativa Lest We Forget ( expressão inglesa usada em geral, em comemorações ou lembranças de guerra) de 100 anos da participação britânica na Primeira Guerra. Contra, temos o interior pobre,  encaixe um tanto ruim e problemas em algumas peças, o que demanda um certo trabalho e paciência.

Todavia, nada que um punhado de pregadores, cera (para cobrir as frestas), cola adesiva instantânea e outras coisas não possam dar um jeito. A montagem como de praxe começou pelo cockpit, sendo que nesse modelo o cockpit é pobre de detalhes. Leonardo resolveu esse aspecto utilizando decais de outros kits, o que deu uma boa melhorada no aspecto geral do cockpit.

Asas e profundores colados, interior feito, chegou a hora de colocar o avião de pé. Nesse momento Leo percebeu que o trem de pouso tem uma falha um tanto grotesca…Toy Hobby - Shorts Tucano (17)

Foi necessário retirar a bequilha e aumentar o tamanho da peça, pois ela é curta e deixa o kit inclinado demais para frente. Feito o reparo, a montagem seguiu em frente para o acabamento e pintura:

Feito a pintura, o maior desafio recaiu na colagem dos decais, colados aos poucos primeiro começando pela parte superior e depois pelo resto do avião:

E por fim, eis o resultado final:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s