Review e montagem de kit: Academy Ju 87G 2 Stuka Kanonenvogel – 1:72

O Stuka se tornou um dos aviões mais conhecidos e também temidos na segunda guerra. Quando em mergulho, acionava uma sirene que aterrorizava quem estivesse no chão, pois trazia consigo um prenúncio terrível de morte (sim, o Stuka conseguia boa precisão em seus ataques com bombas).

A Academy introduziu seu primeiro kit do Stuka por volta de 2002, e desde então vem relançando esse kit em diversas configurações. O deste review em específico, é o JU 87G-2 Kanonenvogel, que significa algo como “pássaro com canhão”.

Toy Hobby - Stuka Kanonnen Voguel 1-72 (13)
Visão geral do que vem na caixa. Vários sprues e peças muito bem injetadas. Notaram que não se vê rebarbas?

Várias coisas chamam atenção no Stuka: suas asas dobradas, o tamanho, a presença de um piloto e um operador de metralhadora para defesa, os trem de pouso fixos… todos esses itens estão muito bem representados nesse kit.

O interior do avião apresenta detalhes em alto relevo, havendo todo o aparato do operador de armas ali representado, inclusive  a metralhadora de auto-defesa.

Há várias e várias peças nesse kit, todas muito bem engravadas com pouquissimas (praticamente nada na verdade) rebarbas para se tirar. Os encaixes das asas, profundores, trens de pouso e compartimento do motor, são todos muito precisos, não sendo praticamente necessário o uso de putty para fechar eventuais frestras.

Toy Hobby - Stuka Kanonnen Voguel 1-72 (1)

Apesar do número de peças, a montagem é simples. Com o interior bem detalhado, é possível caprichar na pintura interna e aplicação de efeitos como desgastes, sombras, metais entre outros. Há espaço suficiente para esses efeitos sendo que as injeções em alto relevo no plástico possuem tamanho mais que suficiente para serem trabalhados a pincel.

Toy Hobby - Stuka Kanonnen Voguel 1-72 (2)
Detalhes em geral. Observem o interior do cockpit, com vários itens e estruturas em alto relevo.

As asas possuem flaps já “grudados” na própria peça, o que é bom por um lado, pois permite que os flaps fiquem bem firmes e resistentes a manuseio, evitando ataques de furia por conta de descolagens rsrs.

A pintura externa leva basicamente 3 cores: verdes claro e escuro, e cinza médio embaixo. Em toda a pintura, utilizei fita crepe comum da 3M (barata, disponível e fácil de encontrar em qualquer lugar) para fazer as coberturas e marcações de camuflagem. Essa fita possui uma cola que não agride a pintura, não deixa resíduos e permite remover facilmente a fita sem trazer junto parte da tinta que estiver aplicada no kit.

Eu a utilizei para fazer os desenhos em ângulos retos por todo o avião, reproduzindo a camuflagem em tons de verdade. Utilizei a mesma fita para isolar a camuflagem da parte de baixo, que recebeu uma aplicação de cinza-médio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os canhões são a cereja desse kit. Os poderosos Boardkanone 3,7 que disparavam projéteis de alto explosivo, estão representados aqui e tornam o kit ainda mais apresentável do que ele, por si só, já seria.

Ambos os canhões são formados por três peças (uma com o cano e metade do corpo, outra que fecha o corpo e por fim uma ultima representando o alimentador de munições).

Toy Hobby - Stuka Kanonnen Voguel 1-72 (112)
Aqui os canhões. Fácin fácin de montar e deixar “no esquema”.

Usei nesse modelo um preto fosco simples para os canhões, que deu uma boa aparência no final.

Quando tudo estava pintado e pronto cheguei, aos decais. Aqui foi minha única decepção do kit… a folha de decais não facilita a transferência e colagem. Tive que usar e abusar de decal-soft para conseguir “grudar” os decais que teimavam em escapar do local onde os deixava. Precisei apelar para verniz e até mesmo um pouco de cola transparente para fixar um e outro decal… Deu certo, mas foi por pouco.

Não cheguei a finalizar tudo com wash, sombreamento com pigmentos ou coisas do tipo. Resolvi deixar o kit “limpo” e mantê-lo assim. Para mim, valeu mais a pena. Confiram o resultado:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s