Reforma de Kit – Mig 23 da Art Model

O Mig 23 deu um susto danado na OTAN quando, finalmente, algumas fotos e especificações do avião escaparam para o ocidente por sua semelhança ao Mig 21. O Mig 21 por si só, já provocava arrepios e não raro, os pilotos americanos ao encontrá-los nos céus do Vietnam, evitavam confronto direto com esse ágil caça. No oriente médio, o Mig 21 deu muito trabalho aos israelenses que viram nesse pequeno e ágil caça, um inimigo feroz e perigosíssimo.

O Mig 23 por sua vez, lembra muito o Mig 21. Monomotor, dimensões semelhantes… porém, capacidade de carga maior, mais potência, presença de um moderno radar, asas de geometria variável… Essas características o tornaram um caça polivalente, capaz de executar diversos tipos de missões onde a velocidade e manobrabilidade a baixa e grandes altitudes, o tornaram uma peça chave na estratégia de defesa soviética.

O kit dessa reforma é um Mig 23 da Art Model na 1/72, uma marca um tanto obscura e desconhecida por essas bandas. Nosso amigo Leonardo Lott montou esse avião em uma versão alumínio que, semelhante as tias de muita gente, é aparentemente bonita quando vista de longe e feio feito o diabo quando visto de perto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A decisão da reforma surgiu pois, o kit em si, é fantástico e pedia um acabamento melhor. O pequeno avião possui um detalhamento incrível de um lado a outro, fora que é daqueles raros, pois o Mig 23 representado é o de cabine dupla, difícil de se encontrar. Fora que os decais que acompanharam o kit possibilitavam a montagem de diversas versões do avião.

Desta vez, foi escolhido uma pintura camuflada em tons de verde e ocre por cima e cinza claro em baixo, camuflagem esta utilizada na União Soviética para combates antes do inverno, quando o terreno ficava coberto de neve.

Preparação para reforma...
Preparação para reforma…

Como Leonardo usa pincel, o trabalho ficou bastante simples. Basicamente… foi tirar as armas e tanques das asas e fuselagem e daí começar o trabalho. Os antigos decais foram removidos com a ajuda de fita crepe:

Toy Hobby - Mig 23 - Reforma (13)
Remoção de decais com fita crepe

Para obter essa pintura lisa e uniforme com pincel, há alguns truques bem simples:

1 – A tinta tem que estar diluída, relativamente fina. Nesse caso, ele usa pequenos potes de vidro Dappen, utilizados em laboratórios odontológicos, onde dilui a tinta e a deixa no ponto para ser aplicada.

2 – O pincel não pode ter tinta em excesso. Observem que no vídeo abaixo, o excesso é tirado ainda no pote ou mesmo no papel que cobre a mesa.

3 – Ao pintar, é importante deitar o pincel, de modo que ele deslize suavemente sobre a superfície. A tinta vai assentar naturalmente na superfície.

Enquanto a tinta esta fresca, é normal que apareçam riscos deixados pelas cerdas do pincel, porém conforme a tinta seca, ela vai se assentando e se espalhando pela superfície, apagando esses riscos.

O resultado final dessa montagem vocês conferem abaixo:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s